Pages

Subscribe:

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Nikkey Beauty: Especial 13. Festival do Japão - tópico Jum Nakao

Logo que chegamos ao festival e eu tirando fotos adoidado da vitrine das maquetes e dos bonecos... minha tia chamou minha atenção para uma coisa- OLHA QUEM ESTAVA DANDO PALESTRA: JUM NAKAO !!!
Geeeeeeeenteeeem !!! Não acreditei !!!

Ele estava mostrando um vídeo do backstage de seu desfile: A Costura do Invisível
A palestra era sobre  um desfile criado por ele em 2004 para o São Paulo Fashion Week,onde todas as roupas eram de papel- e contou com uma equipe de cerca de 150 pessoas. Quando sentei, ele contava a parte dos croquis e esboços no momento da inspiração e concepção do projeto, muitos não acreditaram na sua ideia. A dificuldade de conseguir patrocinadores que financiassem uma proposta inédita (e por isso ainda muito incerta) colocava ainda mais empecilhos no trabalho do estilista..

.acabou encontrando a parceria com a Arjowiggins, especializada em fabricar papéis especiais (p/ convites, impressos especiais, etc...)... bem... pelo menos estes papéis já conhecia, pois quando estava noiva, vi na Operação Papel, loja que vende os papéis mais lindos e diferentes que você pode imaginar...



Ele dizia a imprensa que era um projeto inovador- não queria/podia contar de forma alguma... nem mesmo às próprias modelos- enquanto as roupas em papel estavam sendo montadas no próprio corpo  delas- ele dizia que era o "rascunho". Também falou sobre a dificuldade em trabalhar com um material tão delicado e facílimo de estragar, em como as roupas eram cortadas milimetricamente com estilete e as técnicas em kirigami (arte derivada do origami mas tridimensional)


Agora... imaginem vocês a tremenda dificuldade que foi transportar todo esse delicadíssimo material e mais ainda- sem que ninguém soubesse ?! Foi feito de madrugada e com algumas pessoas da equipe dentro do próprio caminhão !!!

E no grande dia- mesmo chegando de madrugada, houve atraso, tiveram que acelerar a montagem da passarela... também tiveram que pedir autorização para derrubar uma parede, pois a maior saia redonda NÃO PASSAVA PELA PORTA !!! - conseguiram a autorização, a saia passou e eles refizeram a "parede" pois era uma placa de madeira pintada de preto...

ahá! e olha a Natura no Camarim !Minutos antes do desfile, explicaram às modelos que ao final elas iriam rasgar as roupas, e havia toda uma dramaturgia nessa hora, rasgar como se estivessem tristes, desoladas por terem que rasgar (álias, eu também ficaria deprê em rasgar um trabalho tão meticuloso...).
E ao final dele... as modelos rasgaram os vestidos, ficando apenas com o body preto e o capacete "estilo playmobil"- provocando um choque em todos que assistiam ao evento, já que todo o trabalho tinha sido destruído. Para ele, essa foi uma atitude de coragem.

As imagens ficaram não muito dignas,pois as fotos foram tiradas do telão da apresentação- peguei algumas no site do próprio Jum Nakao disponibilizadas para download, onde também é possível ver com nitidez as imagens... segue o último slide do momento "rasgação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário