Pages

Subscribe:

domingo, 12 de dezembro de 2010

NB- 42º Toyo Matsuri - Liberdade

Oi lindas, este fim de semana fiquei de guia turistica da minha tia bacana, porque tem a outra mala-sem-alça... e vocês bem sabem que pessoal de fora quer dar uns passeios né...
Meu tio adora ir almoçar num restaurante da Liba, e nós nem gostamos de ir lá mesmo hehe...
Acontece que de novo fui desinformada (minha tia mala consegue deixar todo mundo doido...) e cheguei lá sem saber desse festival - mas adoramos, pois foi uma atração a parte para meus turistas.

Realizada pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade, esta tradicional festa de cultura japonesa de fim de ano conta com atividades físicas, apresentações de dança e atrações para os jovens. A abertura do evento será no dia 11 com uma cerimônia xintoísta, data em que se comemora também o Dia do Bairro da Liberdade.

Claro que quando se leva visitantes, você entra em tudo-quanto-é-loja e no próprio restaurante onde almoçamos, tinha um "odissan" (senhor idoso na gíria dos descendentes) que lia a mão... eu nunca fiz e sempre fui curiosa... nossa, fiquei passada com o que ele descobriu nas linhas das minhas...

Mas tirando minhas adivinhações e afins, o festival contou com danças típicas, grupos de taikô sem contar que os postes estavam todos decorados com nobori- estandartes japoneses com ideogramas (tipo bandeirolas...). A Galvão Bueno foi fechada e no lugar dos carros na rua haviam barracas de comidas e artesanato em geral.

clique para ampliar
No palco estavam os apresentadores de cada atração a seguir, entre elas apresentação de bon-odori, dança típica onde "obassans" (senhoras idosas na gíria dos descendentes), vestidas de kimono se apresentam - aqui uma foto delas na Galvão Bueno, antes da apresentação:

clique para ampliar
Como meus tios estavam com horário para ir embora, só vimos até a apresentação de taikô - tambores típicos tocados em grupo e coreografados, curioso que o tambor foi utilizado em guerras (!!!!) para marcar o ritmo da marcha dos soldados - para saber mais clique aqui. Hoje é apenas uma bonita parte da cultura e há inúmeros grupos pelo país.
Abaixo segue o vídeo com uma parte da apresentação pra vocês terem idéia:



Eu adoro! Sempre que há dessas apresentações nós paramos pra assistir, é encantador o ritmo e a coreagrafia dos percusionistas...
E estou bem cansada das andanças e visitas deste  fim de semana... um bom restinho de domingo pra vocês!

2 comentários:

  1. Oi querida tudo bem.
    Acho lindo a Liberdade:)
    Nunca fui acredita,rsrs.

    Bjus e Boa Semana

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro qualquer evento que seja sobre cultura japonesa. Amo a comida, as danças, as coisinhas de comprar, a arquitetura, etc.
    Que invejinha. Queria estar aí em São Paulo. rs

    ResponderExcluir