Pages

Subscribe:

sábado, 2 de outubro de 2010

NB- Significado do sakê na cerimônia de casamento Budista

Essa tag Nikkey Beauty foi criada pra também falar sobre a cultura nipônica, faz um tempão que não escrevo nada assim (gomén né...). Lendo o blog da Georgia- Japão país do meu coração (bj tomodachi!) soube que 1. de outubro é dia mundial do sakê... e até chegar o dia do meu casório, eu não curtia muito...

Mas foi memorável, no nosso casório realizada por um sensei (digamos, um padre... o oficiante...) da Seichô-no-Iê, cuja cerimônia é baseada no Budismo, há a troca de taças de sakê. Faz-se uma oferenda ao altar- o rito de purificação... ...e nós nunca tomamos tanto sakê nas nossas vidas como naquela hora, se eu soubesse, teria entornado uma garrafa antes de entrar, porque fui certamente a noiva mais nervosa da face da terra (bridezila mode ON kkkk!).


No budismo, é costume fazer oferendas de alimentos no altar- símbolo de gratidão a Deus: arroz, sakê, verduras, legumes e frutas (sim, tinha tudo isso no nosso casório). O arroz e o sakê são tidos como sagrados para os japoneses. E no altar, o rito de purificação é feito com... ...sakê!
São 3 taças de sakê, chamadas de miki:
- A primeira representa o juramento perante Deus
- A segunda gratidão aos pais dos noivos
- A terceira aos parentes e antepassados
adaptação do site/para ler mais- Meeting Place 



No nosso, houve 2 vezes esta troca- entre nós dois para sacramentar perante Deus e depois com os pais, sendo 3 goles cada rodada... ...mais que na alegria do momento, ficamos muito alegres com tanto sakê!
Ps: quem quiser ver o compacto do casório, tem nessa tag aqui 
 

8 comentários:

  1. kkkk... q legal Yumi!!!nem eu sabia do significado rsrs... o bom q vcs vão pra festa bem alegrinhos ne rsrsr... Ahhhh fiz um link com sua resenha Daiso e esqci de pedir sua autorização!!! Posso deixar? =) bjooo

    ResponderExcluir
  2. - Claro q pode! Fico até feliz com o link, flor!

    Mas é... fomos muito alegres mesmo hehe...

    Bjks!

    ResponderExcluir
  3. Yumi....

    Ate que enfim consegui comentar no seu blog....eu estava entrando sempre mas nao conseguia ver o post!

    Muito legal voce compartilhar mais sobre o sake e seus usos!

    Ja frequentei muito a Seicho no ie quando estava por ai....hj em dia leio o livro de preces, ando sempre com a sutra na bolsa e tenho a minha no pescoco sempre!

    Beijos e otimo fds!

    ResponderExcluir
  4. q legal flor!!
    adoro tradições heheeh =D
    pena q aqui no Brasil ninguém criou nenhuma, e as raras tradições vem dos antecedentes de outros países né..
    lindonas as fotos do casório!!
    bjão!

    ResponderExcluir
  5. Oi Van!- feliz de tre ver porr aqui... nem me fala q esse bug no IExplorer tÁ me esquentando a caxola, affff!Já consegui ficar visivel os posts mas uma das barras laterais sumi, mexer em HTM é complexo demais, rs...
    Acho q umas 5 pessoas vieram me falar...

    Ah q bacana! Eu tb tenho o Omamori da Seicho, o pingente- a versão dourada é muito linda!

    Lala é verdade, a maioria das tradições foram importadas hehe...

    Bjks!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, então vcs tomaram muito sake no casamento heim!! Imagino como devem ter ficado alegrinhos kkkkkkkkkk
    A cerimônia do seu casamento deve ter sido linda...
    Bjus tomodachi linda!!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que legal! Não sabia que um casamento budista era assim! Muito interessante. :D

    Eu adorei seu blog e já estou seguindo!
    Se vc tiver um tempinho passa no meu blog e se gostar me segue.
    http://cosmeticoslyra.blogspot.com

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Querida(Flor de Lotus)Yumi... Obrigado pelas informações e tbém por compartilhar conosco esse teu momento tâo ESPECIAL. Ñ importam crenças ou cultura, esses rituais tão ricos em simbologias sempre emocionam os corações + sensíveis! Bjão. San. Limeira-Sp.

    ResponderExcluir