Pages

Subscribe:

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Off Topic- Um adeus a minha tia - missa de 49 dias da tradição budista-nipônica


Na verdade é um assunto nada a ver com a identidade do blog -mas talvez  possa ter sentido postar aqui- pois como falo um pouco da cultura nipônica e também porque este blog só começou a ter postagens diárias e se tornado público por este ser um dos motivos: abstrair a dor da perda de um ente querido.
Esta semana foi a missa  de 49 dias da minha tia e não podia deixar de citar aqui.

Mas enfim... é um motivo de alegria o blog estar há um mês aberto ao público, sempre tendo comentários e visitas- mas não posso deixar de dizer que uma das causas do ínicio público dele foi a perda de minha tia. Na tradição japonesa- budista se faz a misssa de 49 dias -pois  passados  sete semanas, o espirito cumpriu todas as etapas de purificação e  está pronto para partir para o mundo espiritual. É o momento que a alma passa a permanecer no plano espiritual. Adendo as 01:47- dizem que desde sua partida daqui até os 49 dias, as almas das pessoas são cuidadas e limpas de toda a "sujeira" da vida terrena, maus pensamentos etc...

Então - isso é o nosso adeus a alma de minha tia, que tanto me ajudou como professora de matemática - me dando aulas de reforço, cuidando de mim quando pequena, indo ver vestidos de noiva em muitas lojas da rua das noivas-  a São Caetano e tendo paciência para ir várias vezes, quem foi noiva sabe o quanto dá trabalho escolher o vestido... 
Também é costume ofertar alimentos que a pessoa gostava enquanto estava aqui- minha tia adorava coisas bonitinhas, kawaii... e estes doces além dela gostar são de uma delicadeza só...
Adendo 2: Esses são doces tradicionais japoneses, o que parece gelatina - na verdade até é gelatina a diferença é q são de algas  e são durinhas, além de não derreter, chama-se kanten Os bolinhos bonitinhos e coloridos são de massa de moti espécie de bolinho de arroz  c/ feijão azuki, os tipo vermelhinhos míudos- são chamados de Anko-moti...

Então, fica aqui meus agradecimentos a ela e meu adeus.

A vocês leitoras, fica meu agradecimento pois graças as visitas, aos comentários diários, trocando idéias sobre um assunto que amo... vocês me ajudaram e muito e guardarei  isso sempre no coração. Não fiquem tristes pela minha perda mas sim, fiquem alegres pois vocês puderam me ajudar, me distraindo com os papos animados dos comentários ...

Um beijo a cada uma !!!
Muito Obrigada !!!


Adendo em 27.06.10 - embora não seja da categoria beleza este post entrará a Categoria Nikkey Beauty por fazer parte da cultura japonesa

7 comentários:

  1. oii
    nossa que pena =/
    é tão ruim perder alguém que a gente ama
    quanto à missa de 49 dias, não sabia disso... acho a cultura japonesa muito interessante, e é sempre bom saber algo a mais
    a cultura ocidental é tão apegada ao corpo físico... enquanto a oriental é mais ligada ao espiritual... acho que por isso acaba sendo tão doloroso pra gente quando alguém se vai, pois pensamos apenas que ela não estará mais presente no mundo físico, enquanto se pensassemos que não é só isso, que ela continua presente espiritualmente, talvez sofressemos menos..
    enfim, admiro muito suas origens!!
    beijão

    ResponderExcluir
  2. Lala Vc sempre fofa comigo, muito obrigada de coração viu !!!

    Pois é tem muita coisa que é tradicionalíssima do Japão - mas isso q vc falou de a pessoa está viva, na verdade nossa essência é a alma,aqui na terra o corpo carnal é como se fosse uma borboleta no seu casulo... qdo a pessoa se vai aí sim ela está livre como a borboleta...

    O espiritismo tb explica a morte por este angulo.

    Tb agradeço por vc admirar minha origem :-)

    Bjs !!!

    ResponderExcluir
  3. A cultura japonesa é muito interessante!!
    Vc é uma fofa Yumi :)
    Vc mora em que cidade de Sp?
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Dea Mas é a mais pura verdade- vcs lendo, gostando das coisinhas que escrevia, dava ânimo sabe ?!

    Um agradecimento especial a vc também, pois vc é uma das que sempre passam por aqui né...

    E mais outro agradecimento por me chamar de fofa- gostei ;-)

    Eu moro na caótica capital - por isso sempre vamos na Liberdade ...

    Kissu !!!

    ResponderExcluir
  5. Quem me derá ter tido uma tia professora de matematica!!!!

    ResponderExcluir
  6. Claudia - Pois é - tive essa mega sorte e por isso e por tantas outras coisas sou muito grata a ela...

    Foi uma ótima pessoa !!!

    Seja bem vinda e obrigada pela visita!

    Bjks !!!

    ResponderExcluir
  7. ola!simpatizei imenso o vosso fórum!
    Deem uma espreitadelano meu website em http://www.pokersemdeposito.com/, sobre Poker texas Holdem!

    abraço

    ResponderExcluir